top of page

Vacinas salvam

Sarampo

A vacina contra sarampo usa o vírus “enfraquecido” (ou atenuado) obtido em cultura de células.

Sarampo é uma doença grave e pode ser letal quando ocorre em crianças. É altamente contagiosa, causada por vírus e transmitida de pessoa a pessoa. A primeira vacina contra o sarampo foi proposta por John Franklin Enders a partir da cultura do vírus em células obtidas por Thomas Peebles. Uma nova versão da vacina foi criada em 1968 por Maurice Hilleman.

A vacina é eficaz e segura e está disponível no Sistema Único de Saúde.

A aplicação da vacina reduziu rapidamente a incidência do sarampo em diversos países do mundo, como demonstra o diagrama da página anterior. A incidência do sarampo, como de outras doenças transmissíveis, é totalmente atrelada ao uso da vacina.

Os movimentos antivacinas têm crescido no mundo todo com correspondente resistência ao uso de diferentes vacinas, o que tem levado à ressurgência preocupante de diversas doenças preveníveis por vacinação, inclusive o sarampo.

No documento intitulado 10 ameaças globais à saúde de 2019, a Organização Mundial de Saúde incluiu a recusa a vacinas. No caso do sarampo, alguns países que estavam próximos da erradicação experimentaram a ressurgência da doença. No mesmo documento a OMS afirma que a recusa ou a relutância em aceitar a vacinação ameaça reverter a proteção contra doenças preveníveis por vacinas no mundo todo.

bottom of page