Vacinas salvam
Meningococco B
Meningite B é causada por meningococo (Neisseria meningitidis grupo B) que em geral provoca inflamação das meninges - tecidos que envolvem o cérebro - ou infecção generalizada. Sua evolução é rápida e muito grave. A transmissão se dá por gotículas de saliva.
A vacinologia reversa é uma técnica extremamente inovadora para o desenvolvimento de novas vacinas. Ela parte do sequenciamento do genoma do organismo que causa a doença (bactéria ou parasita) e, com o uso de ferramentas de bioinformática, identifica proteínas com potencial vacinal. As proteínas identificadas (geralmente centenas) são então produzidas por técnicas de alto rendimento e testadas como vacina contra o patógeno.
O potencial da vacinologia reversa foi primeiramente demonstrado com o desenvolvimento da vacina contra a meningite B. A estratégia identificou 3 proteínas que, combinadas, resultaram numa vacina extremamente eficaz e segura.
A vacina foi inicialmente aprovada para uso na Europa e depois adotada em diferentes países. No Brasil, a vacina ainda não faz parte do Programa Nacional de Imunização.