top of page

Vacinas salvam

Hepatite B

A vacina contra a hepatite B foi a primeira vacina obtida por engenharia genética (recombinante).

Hepatite B é causada por vírus. Em 2018, foi responsável por 32% dos casos de hepatite no Brasil e 21,3% dos óbitos entre os anos de 2000 e 2017. A transmissão muitas vezes ocorre de mãe para filho. Como não apresenta sintomas claros logo após a infecção, o diagnóstico pode levar décadas, com sinais relacionados a outras doenças do fígado, como cansaço, tontura, enjoo/vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados. 

Para o desenvolvimento da vacina o gene da proteína de superfície do vírus é inserido numa levedura (a mesma espécie usada para produzir cerveja) capaz de produzir elevadas quantidades da proteína. A proteína se agrega na forma de uma partícula viral (Virus-like protein, VLP) o que a torna muito eficiente para estimular uma resposta de memória.

Esta vacina recombinante é eficaz, segura, e confere imunidade em cerca de 95% das crianças e adolescentes e 90% dos adultos.

No Brasil, a vacina faz parte do Programa Nacional de Imunização, como componente da vacina pentavalente (difteria, tétano, pertussis, hepatite B e Haemophilus influenzae tipo b). Um reforço é dado a idosos, para prevenir contra a redução da imunidade nesta faixa etária.

bottom of page